O que é Sedação Consciente

A sedação consciente na odontologia é uma técnica que proporciona o relaxamento do paciente e permite que os tratamentos sejam realizados de forma mais cómoda e eficaz. É indicada para pessoas com medo do dentista ou que sentem um alto nível de stress quando precisam de ir a uma consulta odontológica. Neste tipo de sedação, como o próprio nome indica, o paciente permanece consciente durante o tratamento. Graças a esta técnica, a sua sensação na cadeira dentária será de bem-estar e tranquilidade.

Em resumo, é uma técnica semelhante a uma anestesia, utilizada para reduzir o estresse, o medo e a ansiedade do paciente antes de uma consulta ou cirurgia muito longa. Com a utilização de medicamentos específicos, esta prática garante que o tratamento dentário ocorra normalmente e em perfeitas condições de segurança.

Não é uma anestesia geral. O paciente mantém seus reflexos durante todo procedimento cirúrgico. A Sedação Consciente é uma técnica que permite a diminuição do nível de consciência, sem afetar a habilidade de respirar e responder a estímulos ou comandos verbais. A maioria dos pacientes podem ser submetido à Sedação Consciente, que é indicado aos mais ansiosos ou apresentam medo de dentista, ou, ainda, aquelas pessoas que estão em tratamentos prolongados. Além do pós-operatório ser mais tranquilo e menos doloroso, a técnica da Sedação Consciente pode ser usada para os implantes dentários, reabilitação oral, estética, endodontia, extração do dente do siso.

sedação consciente

Como funciona o procedimento

Dependendo da duração e da complexidade do procedimento que será realizado, o uso da anestesia local pode ser reduzido, mas não substituído por completo. A sedação também vai ajudar na prevenção e tratamento de náuseas e vômitos, porque o sistema nervoso central estará menos excitado, o paciente não vai sentir vontade nem de falar.

Com a sedação, você também consegue redução da secreção salivar, isso facilita o isolamento relativo e mantém o campo operatório limpo e seco. Estão indicados para sedação por via oral os pacientes que apresentam medo, ansiedade, imaturidade, hiperatividade e reflexo de ânsia. Para sedação por via oral, os fármacos benzodiazepínicos são as medicações de escolha. Isso porque eles realmente apresentam baixos índices de reações adversas, são muito seguros para serem utilizados na clínica odontológica.

O dentista acompanha e controla a sedação. A sensação de relaxamento é imediata, mas permite que a pessoa continue acordada e mantenha os reflexos e as respostas aos estímulos físicos e verbais. Apesar da facilidade e da segurança do procedimento, o profissional que ministra essa prática precisa ter habilidade e conhecimentos teóricos e práticos adquiridos em cursos de capacitação.

Vantagens do tratamento com Sedação Consciente

O medo do dentista é uma das principais barreiras quando se tem de ir a uma consulta odontológica. Esta fobia afeta negativamente a saúde bucodentária, porque o paciente, tendo medo, não vai ao dentista e patologias orais podem surgir ou piorar. Para as pessoas que sofrem de odontofobia, uma simples limpeza ou revisão dentária envolve um alto nível de stress e ansiedade, pelo que tendem a protelar as consultas durante muito tempo.

Este adiamento é uma das principais causas do aparecimento de doenças como cárie ou periodontite. A sedação consciente permite que o paciente alcance um estado de relaxamento e tranquilidade, mas também tem outras vantagens:

  • Maior segurança no consultório
  • Diminuição da ansiedade e stress do paciente
  • Melhor recuperação e pós-operatório
  • Maior facilidade na realização de tratamentos numa única sessão
  • Ação rápida e segura
  • Redução da secreção salivar
  • Prevenção e redução de náuseas e vômitos

SEDEÇÃO CONSCIENTE

Conheça mais sobre Sedação Consciente

Conheça mais sobre este assunto:

Acompanhe os principais artigos sobre Sedação Consciente em nosso Blog

Olá, clique para falar via Whatsapp.