O que são Implantes com Carga Imediata
O implante com carga imediata é uma das diferentes técnicas de implantes dentários, onde tem como principal diferencial o tempo reduzido para a colocação da prótese. Sendo assim, o profissional pode fazer a instalação da prótese logo após a instalação do implante. Um ponto importante de se esclarecer é que, as próteses utilizadas nos implantes com carga imediata são geralmente provisórias e devem ser substituídas de acordo com o tempo estipulado pelo seu dentista.
No implante de carga imediata, o procedimento acontece de uma forma mais rápida. No mesmo dia ou após 72 horas em que é feita a cirurgia de implantação, a prótese pode ser instalada. Desta maneira, a osseointegração acontece geralmente com a arcada completa. Entretanto, não é feita a instalação da prótese definitiva, mas uma temporária. Ela pode ser funcional ou estética, dependendo da necessidade do paciente e das características do tratamento.
Esse implante é indicado principalmente quando há a necessidade de repor dentes da região estética do sorriso. É recomendado também para os casos em que é preciso trabalhar a estética rosa do paciente, ou seja, aspectos que envolvem a gengiva. Ainda é uma boa alternativa para os pacientes que serão tratados com prótese total, como a protocolo.
Como funciona o procedimento
No implante de carga imediata é feita a cirurgia para instalação do implante e o posicionamento da prótese no mesmo dia ou com pouco tempo de intervalo. O procedimento cirúrgico é o mesmo que para os demais tipos. No entanto, quando se decide aplicar essa técnica, é importante que o profissional defina muito bem como ela será realizada. Afinal, é fundamental alcançar uma excelente estabilidade primária, uma vez que devemos evitar ao máximo as micro movimentações para garantir a osseointegração.
É por isso que nem todas as pessoas são candidatas ao implante de carga imediata. Ele pode não ser uma boa opção quando não se consegue alcançar essa estabilidade, como em pacientes com condições sistêmicas, como diabetes e osteoporose, e para os que têm bruxismo. O que determina fazer ou não fazer a carga imediata, não depende apenas do desejo do profissional e do paciente mas também da qualidade do osso encontrada no local da instalação do implante.
Diferenças entre implantes tradicionais e a carga imediata
Ambos os tratamentos carga imediata ou implantes convencionais podem ser realizados com sucesso apesar das diferentes técnicas e indicações. A carga imediata permitem resolver casos clínicos num curto espaço de tempo e por isso apresenta um maior conforto para o paciente. Desde que sejam consideradas as bases dos protocolos cirúrgicos e protéticos é uma opção segura.
O tratamento convencional é feito em várias etapas e demora um pouco mais. É necessário aguardar a regeneração óssea cerca de quatro a seis meses e durante este tempo usam-se próteses removíveis. A opção final da escolha da técnica utilizada recaí sobre o dentista e o paciente. Depois de analisados os fatores temporais, os condicionalismos fisiológicos, a oclusão, a ausência de lesões periapicais, dentista e paciente, devem escolher a técnica que melhor se adapta com vista ao sucesso da reabilitação oral.
Vantagens do tratamento com Carga Imediata
A inovação nos implantes de carga imediata traz uma série de benefícios ao paciente. Não há a necessidade de uma longa espera entre a fixação da prótese de titânio e a colocação da prótese, como no método tradicional de implantes. A aplicação da carga imediata devolve de forma mais rápida a naturalidade do sorriso, a função mastigatória e a qualidade de vida.
As antigas próteses móveis que eram utilizadas durante o período de osseointegração saem de cena. Apenas com fins exclusivamente estéticos para que a falta do dente não fosse percebida, as próteses móveis não permitiam morder ou mastigar, e poderiam se soltar facilmente.
O resultado do tratamento é obtido de forma otimizada, resultando em menos idas ao consultório. Qual a diferenças entre o implante convencional e a carga imediata? Ambos possuem vantagens e têm como foco devolver a autoestima, a confiança e o bem-estar ao operado. Enquanto o implante tradicional possui mais etapas, o que incorre em um tratamento mais longo, a carga imediata reduz o tempo total de tratamento.
É importante saber que alguns pacientes podem ser elegíveis apenas para o tratamento convencional, e a decisão sobre qual protocolo adotar é tomada em conjunto com o paciente após uma avaliação detalhada. Não fumar, ter boa densidade óssea na área do implante e não ter bruxismo ou osteoporose são alguns dos critérios que possibilitam ao paciente optar pela carga imediata.