O que são Implantes Zigomáticos
Os implantes zigomáticos são implantes osseointegráveis com diâmetro e comprimento maiores que os implantes convencionais. Sendo o local receptor do implante, o osso do zigoma (osso que compõe a maxila). O implante zigomático alcança internamente a região das maçãs do rosto, para que os implantes possam ser instalados. Esta técnica foi desenvolvida para possibilitar uma reabilitação oral com implantes dentários com carga imediata, ou seja, ao realizar a cirurgia com implantes dentários o paciente tem a possibilidade de em menos de 72 horas ter seus dentes estáveis e em função.
Os implantes zigomáticos têm indicação aos pacientes que apresentam perda óssea maxilar avançada, ou seja, o paciente apresente pouco osso para a instalação de implantes convencionais. Sendo um implante de grande travamento e estabilidade, a instalação de implantes na região do osso zigomático é uma ótima alternativa para a reabilitação oral, para que não seja necessário diversas cirurgias para a colocação de enxertos ósseos, levantamento de seio, implantes de carga tardia (processos esses que levam um longo período de tempo, várias etapas cirúrgicas e pós operatórios delicados).
A análise e planejamento de uma cirurgia com implantes zigomáticos deve ser realizada através de exames de imagens precisos, como o Tomógrafo 3D, que permite o estudo tridimensional de todas as estruturas da face, tornando possível o planejamento virtual de onde os implantes zigomáticos serão instalados no ato cirúrgico. Previsibilidade e qualidade na execução são pontos cruciais na instalação dos implantes zigomáticos.
Como funciona o procedimento
Com o avanço das técnicas e materiais biocompatíveis, atualmente os implantes zigomáticos possibilitam a reabilitação dos casos mais complexos da odontologia. Hoje pacientes com perda óssea avançada, já podem conquistar seu sorriso com segurança e tranquilidade com o uso da técnica de implantes zigomáticos. Permitindo assim, a fixação dos implantes, a prótese sobre implante e a carga mastigatória imediata após a cirurgia.
O tratamento em paciente com perda óssea avançada para a instalação de implantes, antigamente era realizado em várias etapas, sendo necessárias diversas cirurgias de enxertos ósseos com o objetivo de fixar os implantes na região. Tratamentos esses que duravam até 3 anos para sua finalização. Por causarem um pós-operatório de muito desconforto, além de não possibilitarem a resolução do problema de imediato, muitos pacientes desistiam de realizar suas reabilitações para a instalação de implantes e próteses fixas sobre implante.
Dr. Gustavo Oliveira é pioneiro em implantes zigomáticos no Brasil, sendo referência no tratamento. Apresentamos em nossa clínica toda a estrutura para entregar o sorriso dos sonhos de nossos pacientes em menos de 72 horas com centro cirúrgico, laboratório parceiro, exames diagnósticos de ponta, agilizamos os processos para o maior conforto e comodidade dos nossos pacientes.
Vantagens do tratamento com Implantes Zigomáticos:
Por não haver necessidade de realizar um enxerto ósseo, esse tipo de implante é considerado uma das técnicas mais inovadoras da atualidade. Casos de difícil reabilitação oral têm sido solucionados por meio desse procedimento, com ótimos resultados funcionais e estéticos. A prótese dentária fica firme sem qualquer possibilidade de se deslocar.
Deste modo, o processo cirúrgico evita que o profissional tenha que remover o osso da crista ilíaca, que é o osso da bacia, ou de outras partes do corpo. Por isso, o pós-operatório é muito mais rápido e menos doloroso do que as técnicas de enxertia óssea.
O implante ajuda na recuperação da autoestima de pessoas que estão há muito tempo sem dentes ou utilizando dentaduras. Entre as vantagens, a prótese permite sentir melhor o gosto dos alimentos e aprimora a mastigação. Confira as vantagens: