O que é Lente de Contato Dental
As lentes de contato dental são lâminas ultrafinas, com 0,3 a 0,5 mm de espessura, confeccionadas em cerâmica. Elas são aderidas aos dentes com a intenção de alterar forma, contorno, proporção e cor. É uma estrutura superfina, translúcida e com grande durabilidade. Indica-se a sua aplicação para pequenas imperfeições, a exemplo de fraturas, manchas, dos famosos diastemas (dentes separados) e também para aumentar o tamanho dos dentes.
Em resumo, as lentes de contato são trabalhos estéticos onde se cobre apenas a frente do dente, chamada região vestibular. Atualmente, o material utilizado é o dissilicato de lítio, muito mais resistente que as porcelanas tradicionais e por ser mais resistente. Essa técnica pode ser feita em várias espessuras e somente as extremamente finas, recebem o nome de lentes de contato.
Conceito e tipos de lente de contato dental
Como dito anteriormente, a lente nada mais é do que uma camada fina feita especialmente para cobrir a frente de um dente, região que também é conhecida como vestibular. Ela é feita de porcelana (dissilicato de lítio) e tem sido muito recomendado por ser mais resistente do que os demais. A odontologia também tem melhorado muito os materiais usados para fixação das lentes de contato dentais (cimentos resinosos), o que torna a técnica ainda mais vantajosa.
As lâminas (que têm entre 0,3 e 0,5 milímetros) são confeccionadas de acordo com a necessidade de cada paciente, após uma avaliação completa de um profissional e de preferência, que seja especializado na técnica. Uma consulta prévia é fundamental para que a estrutura bucal de cada pessoa seja analisada, verificando se as lentes são indicadas ou não para o caso.
Quando é indicado o uso de lente de contato dental
A lente de contato dental é uma das formas menos invasivas de ter o sorriso dos sonhos! É simples e indolor, mas requer bastante conversa entre o paciente e o profissional. A técnica do dentista também deve ser precisa, pois a cor e tamanho de uma lâmina que ficou excelente para um paciente, não ficará harmoniosa para outro. Se você tem interesse nesta técnica transformadora, confira quando é indicado:
Dentes manchados
É comum fazer um clareamento dentário e mesmo assim não atingir os resultados esperados. Desde que toda sua boca esteja saudável, a lente de contato poderá ser aplicada na parte frontal dos dentes para aumentar o efeito do clareamento. Isso pode deixar os seus dentes mais claros de maneira definitiva, pois as lentes de contato não mudam de cor.
O mais bacana da técnica é que a lente é colada dente por dente, então não é necessário fazer a aplicação no sorriso inteiro e sim naqueles dentes mais afetados, conforme avaliação do seu profissional.
Correção de dentes trincados, fraturados ou lascados
Quebrou o dente? Não se preocupe! Há bastante possibilidade das lentes de contato “consertar” dentes que trincaram ou quebraram de alguma forma. A lâmina irá preencher o espaço da lasca ou da parte do dente que quebrou, sendo imperceptível perceber a diferença. Vale lembrar que em alguns casos de trauma nos dentes é necessária a realização de um canal e por isso, a avaliação com um profissional qualificado é altamente recomendada.
Corrigir diastemas (espaço entre os dentes)
É automático pensar que para corrigir aqueles espaços entre os dentes é necessário usar aparelho. Mas em muitos casos é só fazer o uso da lente de contato para preencher aqueles espacinhos que incomodam muita gente. É indolor e bem mais rápido que um tratamento ortodôntico.
Dentes desgastados devido ao bruxismo
Muitas pessoas possuem uma desordem funcional chamada de bruxismo – que nada mais é que o hábito de ranger ou apertar os dentes ao dormir. Ao longo do tempo, isso faz com que os dentes vão se desgastando e diminuindo. A lente de contato é capaz de devolver o tamanho natural dos dentes a um paciente com bruxismo. Além de ficar com o sorriso mais bonito, também terá uma mordida mais saudável e funcional, o que é muito importante para preservar a boa musculatura e articulações de toda a cabeça.