O que é Clareamento Dental
A busca pela estética é um fator de muita influência sobre o comportamento das pessoas nos dias de hoje. Técnicas restauradoras e protéticas mais modernas visam, além da reabilitação da função mastigatória, a recuperação do fator estético. Nessa perspectiva, o clareamento dental se torna um importante instrumento a fim de proporcionar a satisfação do paciente em seu tratamento.
Esse tratamento estético tem como objetivo eliminar os pigmentos que deixam os dentes manchados ou escurecidos. Os pigmentos vêm, principalmente, da alimentação: resíduos de comida penetram o esmalte dentário, camada dental mais externa e porosa, e chegam à dentina, onde ficam depositados.
Para saber como funciona o clareamento dental, é preciso entender que se trata de uma reação química: o gel clareador, à base de peróxido de hidrogênio ou carbamina, é aplicado no dente e tem o poder de quebrar as moléculas de pigmento. Por meio da ação dos radicais livres, como oxigênio, é provocada a oxidação dos pigmentos orgânicos agindo na oxidação de proteínas e aminoácidos, além da possibilidade do clareamento da estrutura mineral do dente.
Como funciona o procedimento
Os dentes têm pigmentos em seus tecidos superficiais e profundos. Para uniformizar a tonalidade do sorriso, é utilizado um agente clareador capaz de penetrar na estrutura dental e reagir quimicamente com esses pigmentos, quebrando-os em moléculas menores (esmalte e dentina) e que refletem a luz de maneira diferente. Como consequência, o dente se apresenta mais claro.
Esse tratamento pode ser feito no consultório ou em casa. Contudo, mesmo para o clareamento caseiro, é imprescindível a supervisão do dentista para que tudo seja feito com segurança. O procedimento dura de 25 a 30 dias, sendo que a aplicação do produto é feita diariamente.
No consultório, a concentração da substância clareadora é maior e o profissional pode utilizar o laser para potencializar os resultados. Esse processo dura de 45 minutos a 1 hora e é necessário repeti-lo em um intervalo de 7 a 10 dias, totalizando 3 sessões. Assim, o tratamento tem duração média de 25 a 30 dias. Há ainda a possibilidade do clareamento dual, que associa o método caseiro com o laser (em consultório), com duração de 35 a 40 dias. O uso do produto em casa é intercalado com as sessões de laser.
Vantagens de fazer o Clareamento Dental
É inegável que, nos dias de hoje, grande parte das pessoas se preocupam bastante com as aparências. Mas nem tudo gira em torno de roupas de marca e acessórios luxuosos: um belo sorriso às vezes diz muito mais do que qualquer outra coisa. A estética bucal, portanto, é um fator que influencia bastante a nossa vida: dentes branquinhos trazem de volta a confiança e elevam a autoestima em um piscar de olhos. Se você está na dúvida quanto a fazer ou não o tratamento para clarear os dentes, saiba que ele apresenta uma série de benefícios, como:
Simulação do Procedimento
O clareamento dental é a opção perfeita para quem deseja ter um sorriso mais branco e natural. O clareamento dental é um tratamento realizado com a finalidade de remover manchas e devolver a cor natural dos dentes, recuperando não apenas a naturalidade ao sorriso, mas também resgatando a confiança e autoestima do paciente. Abaixo você confere a simulação do procedimento. Vale lembrar, que nem todos obtém o mesmo resultado, pois cada corpo reage ao tratamento de uma maneira.