O que são Implantes Pterigoideo
Implantes Pterigoideo são os implantes fixados na região posterior da maxila e possuem um comprimento de 18 a 21 mm (são maiores que os convencionais). São indicados para pacientes que perderam muito osso ao longo dos anos e só podem ser realizados na parte superior da boca.
É uma alternativa de tratamento para as maxilas atróficas, que consiste na instalação de implantes que se ancoram na parte mais densa do osso palatino e a apófise pterigoideo. Esta forma de tratamento permite aproveitar o osso remanescente sem uso de enxertos, e garante uma melhor estabilidade da prótese. Os implantes pterigóideos são indicados para pessoas que tiveram a perda de um ou mais dentes e devido à falta de reabilitação, houve muita perda óssea na região do maxilar ao longo dos anos.
Os implantes de titânio são fixados na região posterior da maxila e são maiores dos que os pinos usados em outros tipos de implantes e só podem ser feitos no maxilar superior. O objetivo do deste tipo de implante é reabilitar pacientes com perdas ósseas devido à traumatismos, tumores ou mesmo defeitos congênitos. Este tipo de implante só pode ser feito na parte superior da boca podendo o paciente ser liberado após 3 a 4 horas após o efeito da sedação.
Como funciona o procedimento
A falta de um ou mais dentes interfere diretamente no funcionamento do organismo. Não raro, pessoas com falta parcial ou total na arcada dentária apresentam problemas estomacais, por exemplo, já que os dentes funcionam como uma linha de produção, tendo cada um uma função especifica. Ou seja, com a falta, os alimentos não chegam devidamente triturados no estômago, o que pode ocasionar gastrites e úlceras. Além disso, a ausência dos dentes prejudica o convívio social: hoje, o cuidado com a aparência ganha cada vez mais destaque na vida pessoal e profissional.
O procedimento funciona como uma raiz artificial para o dente que é fabricada de titânio onde uma prótese fixa será rosqueada. O titânio é tido como um material biocompatível, por isso, ele pode ser usado de forma permanente, já que ele não provoca reações adversas. O implante dentário permite que as pessoas tenham uma mastigação mais eficiente, bem como, melhora a auto estima.
A colocação dos implantes é um processo que exige técnica do profissional, a cirurgia é realizada no consultório odontológico com anestesia. As etapas que envolvem o implante dentário são:
– Cirúrgica – Onde todos os implantes são colocados no lugar das raízes naturais dos dentes. Nesse caso, é feito um pequeno corte na gengiva para que o dentista possa ver o leito ósseo. Depois, ele usa brocas para perfurar o osso e expandir a cavidade para colocação do implante. Assim que ele é colocado, o local recebe uma tampa de proteção.
– Protética – Colocação dos dentes artificiais que ocuparão o lugar dos dentes naturais ausentes ou deteriorados.
Vantagens deste tipo de implante dental
Os implantes pterigóideo são amplamente recomendados para pacientes que tiveram perda óssea considerável, pois são a melhor alternativa para a reabilitação orofacial.