O que é Extração de Sisos

Os dentes do siso, também conhecidos como terceiros molares, são o último conjunto de molares a nascer. Nem todo mundo mantém esses dentes; a propósito, eles nem são necessários para se ter um sorriso bonito e saudável. Na verdade, eles podem até causar danos se não irromperem de forma adequada e realizar a extração de sisos.

Quando esses molares surgem, em geral entre 16 e 20 anos de idade, pode não haver espaço suficiente para que eles erupcionem. Consequentemente, eles podem irromper em um ângulo inadequado, ficar apinhados e, às vezes, não irromper completamente. Essas situações podem levar a futuros problemas de saúde bucal, como infecções e dor.

É recomendado que as pessoas sejam submetidas a uma avaliação da boca antes dos 20 anos para ver como os dentes do siso estão nascendo e para verificar se há impacção dos dentes do siso enquanto as raízes ainda estão se desenvolvendo. Se necessário, um cirurgião-dentista pode extrair os últimos molares em um único procedimento ambulatorial.

Embora algumas opções sejam usadas como sedação e ate mesmo anestesia anestesia geral ou apenas local para tornar a extração de siso um procedimento mais confortável, um leve desconforto faz parte do processo, especialmente quando termina o efeito da anestesia. Depois que os dentes do siso são extraídos, começa o período de recuperação.

Extração de Siso Joinville

Como funciona o procedimento

É aplicada uma anestesia local próxima ao dente que será retirado. Após a área estar adormecida, é feita uma incisão na gengiva, que é afastada, para que o cirurgião possa ver o dente a ser retirado. Caso os dentes ainda não tenham nascido, é feita a remoção do osso que recobre o dente e depois a extração de sisos. Por fim, o cirurgião retira os restos de osso e pedaços de dente que possam ainda estar dentro da cavidade, e completa com uma sutura.

Em alguns casos, o dente pode ser fragmentado e retirado em partes, em outros será retirado inteiramente. Tudo depende da posição do dente e condições do paciente. A extração de um dente é considerada uma cirurgia de pequeno porte. Em outras palavras ela requer alguns cuidados especiais após a sua realização.

Uma radiografia da arcada ajuda o cirurgião a avaliar a posição e o formato do siso e estudar a melhor técnica para tirá-lo. Os inferiores geralmente dão mais trabalho: são maiores que os superiores e fixados na mandíbula, que é mais curta e rígida que a maxila.

A anestesia é composta de articaína ou bupivacaína, drogas vasoconstritoras que fazem os tecidos perderem a sensibilidade. Ela é aplicada nos lados de dentro e de fora da gengiva. No caso dos sisos superiores, também no canto do céu da boca próximo ao dente. E, nos inferiores, no nervo lingual, ao fundo da boca.

Por que é importante fazer a extração de siso

Dores, inchaços e inflamações são motivos para fazer a extração do siso. Porém, ainda que não haja nenhum incômodo aparente, é preciso visitar o dentista com regularidade para que ele avalie a necessidade ou não de fazer a extração. Além dos problemas de saúde bucal, a permanência desses dentes pode comprometer a estética do sorriso. Abaixo listamos 3 razões estéticas para fazer a extração do siso.

Apinhamento dos dentes

Nem sempre há espaço suficiente para que os dentes sisos nasçam. Ao irromperem ou mesmo quando começam a crescer no interior da gengiva, eles acabam empurrando os dentes vizinhos, fazendo com que eles fiquem tortos ou até mesmo apinhados, desalinhando a arcada dentária. Nesses casos, será necessário usar um aparelho ortodôntico, após a extração, para corrigir o posicionamento dos dentes.

Absorção da raiz do dente vizinho

Dentes sisos inclusos, que crescem abaixo do osso ou embaixo de outro dente, podem enfraquecer a raiz do dente vizinho, reduzindo seu volume e provocando instabilidade na mastigação. Isso pode levar à perda do dente saudável, o que vai comprometer o posicionamento e a funcionalidade de toda a arcada.

Mau hálito

Em alguns casos o dente siso aponta, deixando a gengiva exposta e criando uma saliência onde facilmente se acumulam restos de alimentos, devido à dificuldade de higienizar o local. Em outros, parte do siso está encostada no dente ao lado, criando um espaço difícil de limpar. Essas circunstâncias favorecem o acúmulo de bactérias e suas ações de fermentação que liberam substâncias químicas que causam o mau hálito, além de desmineralizar o esmalte e provocar lesões de cárie no siso e nos dentes vizinhos, inflamações e infecções na gengiva.

EXTRAÇÃO DE SISOS

Conheça mais sobre Extração de Sisos

Conheça mais sobre este assunto:

Acompanhe os principais artigos sobre Extração de Sisos em nosso Blog

Olá, clique para falar via Whatsapp.