O que é Bichectomia
A bichectomia estética é um procedimento que consiste na retirada de bolas de gordura (conhecidas como Bolas de Bichat ou Corpo Adiposo Bucal) entre a maçã do rosto e a mandíbula do paciente. O resultado é uma face mais fina e com as maçãs do rosto mais evidentes. O nome vem da “bola de bichat”, uma estrutura gordurosa que fica nas bochechas e deixa a face mais redonda. Sua retirada destaca as maçãs do rosto, criando um perfil mais definido ou com a impressão de ser mais magro. Muitas pessoas, mesmo depois de perder muitos quilos, continuam insatisfeitas com o seu rosto “cheio”.
Enquanto muitas têm um excesso de gordura nas bochechas por razões genéticas, outras optam pela bichectomia apenas para acentuar ainda mais a aparência magra ou elevar a autoestima. Portanto, é indicada para pessoas que têm esse desejo estético de reduzir o volume das bochechas. As contraindicações ficam por conta de crianças, idosos ou pessoas com algum problema de saúde, como doenças infecciosas ou sistêmicas.
A bichectomia, uma cirurgia irreversível, é moda entre muitas mulheres jovens em busca de maçãs do rosto ultra esculpidas. As redes sociais estão repletas de fotos de antes e depois de celebridades que supostamente passaram por bichectomia. O visual de maçãs do rosto ultra esculpidas está na moda há anos, mas as selfies e a cultura dos influenciadores nas redes sociais deram um impulso sem precedentes a essa cirurgia, conhecida e praticada há décadas.

Como funciona o procedimento
Como qualquer outra intervenção cirúrgica, a bichectomia exige rigorosa avaliação de um cirurgião dentista para que não haja uma expectativa irreal sobre o resultado do procedimento e o paciente esteja completamente ciente sobre o procedimento e os exames pré-operatórios que ele determinar. Então, é realizado um procedimento considerado simples, com anestesia local e um pequeno corte (de 1 a 2 cm) por dentro da boca para retirar esse excesso de gordura.
Após a remoção, o cirurgião fará a sutura, que acontece internamente, sem deixar cicatrizes externas. Os pontos podem ser do tipo absorvíveis ou normais. Além de não deixar cicatrizes aparentes, o pós-operatório é semelhante à extração de um dente de siso. Nos primeiros dias deve-se evitar esforço físico, ingestão de alimentos quentes e exposição ao sol. Normalmente, é recomendável que o paciente tenha uma dieta leve e faça compressas de gelo no local que, provavelmente, ficará inchado por, pelo menos, uma semana.
O tempo de duração da cirurgia é estimado em torno de 45 minutos, o que pode variar conforme a experiência do profissional ou outras eventualidades. Mas o resultado só começa a aparecer com a redução do inchaço, após uma ou duas semanas. Muitos cirurgiões fazem sua avaliação final somente depois de seis meses.
Quais resultados esperar da Bichectomia
A bichectomia é uma cirurgia que promove uma melhoria na estética. Alguns pacientes notam mudanças significativas, enquanto em outros casos, a mudança é sútil. Por isso, é fundamental que você converse com seu cirurgião dentista para alinhar suas expectativas. Os resultados esperados da cirurgia são o afinamento da parte inferior do rosto, promovendo a definição das mandíbulas e maçãs.
Apesar de ser um procedimento seguro, que praticamente não oferece riscos, a bichectomia ainda assim é uma cirurgia e, por isso, para que ocorra de forma tranquila, é importante contar com um profissional qualificado e experiente, além de uma clínica especializada no assunto e equipada para lidar com possíveis complicações.
A diminuição volumétrica da face após a bichectomia pode ocorrer de 2 formas distintas: um simples afinamento do terço inferior com triangularização da face; ou uma marcação côncava na região das bochechas ao lado das comissuras, sendo este o desejo daqueles que procuram essa cirurgia com finalidade estética. Entretanto, a conformação final da face não depende do desejo do paciente, nem tampouco da habilidade técnica do operador. Depende diretamente do tipo de crescimento ósseo que a face em questão desenvolveu.
Os braquicefálicos, que apresentam crescimento facial horizontal, ângulo mandibular bem marcado, terão como resultado esperado da bichectomia uma face mais magra, evidenciando o perfil quadrado e marcando a área côncava da bochecha. Já nos dolicocefálicos, que apresentam crescimento facial vertical, a gordura se localiza mais acima anatomicamente, gerando como resultado apenas a redução do volume da face, sem marcação, sendo considerado, muitas vezes, um resultado aquém das expectativas. Para estes tipos de face, a busca pela marcação do côncavo deve se dar, sempre que possível, associando volumização das regiões de malar e definição de contorno mandibular.
Vantagens de fazer Bichectomia
É possível perceber as vantagens da bichectomia logo após a cirurgia. Além de reduzir significativamente o volume do rosto, o procedimento define as linhas da mandíbula e destaca os traços mais suaves. Outro benefício é que a remoção das bolas de Bichat dá um aspecto mais fino e alongado ao rosto, deixando-o mais simétrico. Apesar de muitas pessoas terem receio do rosto ficar flácido com o tempo, a cirurgia não tem influência negativa na flacidez de pele da face. Isso porque a gordura retirada é muito profunda em relação à pele e não é tão grande a ponto de causar flacidez.