O que é Cirurgia Buco Maxilo Facial

A Cirurgia Buco Maxilo Facial é uma especialidade odontológica e sua área de atuação compreende os traumas e fraturas dos ossos da face, patologias e tumores dos maxilares, alterações congênitas de crescimento facial (deformidades do crânio), doenças da Articulação Têmporo Mandibular (ATM), entre outras.

Em outras palavras, a cirurgia e traumatologia de buco maxilo facial objetiva o tratamento das doenças da cavidade bucal, face e pescoço, como: traumatismos e deformidades faciais traumas e deformidades dos maxilares e da mandíbula, cirurgias para correção de lesões da articulação têmporo – mandibular, cirurgia ortognática (correção de deformidades da face).

Dentre as doenças, existem os tumores, os cistos nos maxilares, as manifestações associadas a doenças sistêmicas como AIDS, tuberculose e sífilis, entre outras. As deformidades faciais são compreendidas desde as sequelas de doenças, como o câncer (os traumas severos), até distúrbios de desenvolvimento (como as síndromes) ou alterações do desenvolvimento, como o prognatismo (aumento dos maxilares) e micrognatismo (diminuição dos maxilares), ou a combinação delas.

Cirurgia Buco Maxilo Facial Joinville

Como funciona o procedimento

A cirurgia buco-maxilo-facial é de âmbito ambulatorial ou hospitalar. Nos ambulatórios ou consultórios são exercidas cirurgias menores, na sua grande maioria sob anestesia local, onde são, por exemplo, removidos dentes inclusos, pequenos tumores benignos, cistos, lesões periapicais, implantes dentários e cirurgias para adaptações protéticas, entre outras. As cirurgias de grande porte são realizadas sob anestesia geral em ambiente hospitalar e demandam mais cuidados.

Quando a cirurgia buco maxilo facial é recomendada

A necessidade cirúrgica decorrente de trauma ou patologias – lesões tumorais – deve ser abordada o mais rápido possível, assim que confirmado o seu diagnóstico. As fraturas faciais são decorrentes de fatores como acidentes de trânsito, queda de bicicleta, agressões físicas, acidentes esportivos, etc. Na população da terceira idade, a principal causa são as quedas, o que direciona atenção à adequação das instalações domiciliares para este grupo – uso de corrimão, iluminação adequada do ambiente, evitar tapetes e móveis que dificulte o deslocamento, uso de sandálias amarradas em vez de chinelos, entre outros.

Nos casos de patologias e tumores dos maxilares, grande parte destas doenças estão relacionadas à permanência de dentes inclusos que foram negligenciados pelo corpo, por isso, há necessidade de um correto diagnóstico e indicação da remoção dos dentes, mesmo quando o paciente não apresentar dores. Dentes impactados dentro dos ossos maxilares, podem desenvolver lesões tumorais que, mesmo sendo benignas, podem necessitar de cirurgias agressivas e mutilantes, dependendo do tamanho da lesão.

A cirurgia para correção de anomalias do crescimento dos ossos faciais, realizados por meio das cirurgias ortognáticas, são indicadas para pacientes com alterações do esqueleto da face e da mordida, não passíveis de resolução apenas com tratamento ortodôntico. Exemplos deste tipo de alteração são pessoas que possuem a mandíbula protraída ou retraída (possuem o queixo muito grande ou muito pequeno), causando restrições na qualidade da mastigação, fala, deglutição, além de transtornos psicológicos devido a forma caricata como são enxergados pela sociedade.

Apesar dos benefícios estéticos, a cirurgia ortognática é uma cirurgia funcional (indicada por necessidade de saúde), portanto tem sua cobertura obrigatória pelos operadores de saúde. Salvo em condições atípicas, as cirurgias ortognáticas são realizadas após o fim a fase de crescimento ósseo, ou seja, após a puberdade, em mulheres por volta dos 17 anos e nos homens aos 18.

CIRURGIA BUXO MAXILO FACIAL

Conheça mais sobre Cirurgia Buco Maxilo Facial

Conheça mais sobre este assunto:

Acompanhe os principais artigos sobre Cirurgia Ortognática em nosso Blog

Olá, clique para falar via Whatsapp.